DW 745 – Review serra circular

minha-dw745

Dw 745 é a serra de bancada da Dewalt preferida por quem gosta de precisão.

O que me motivou a esse review foi justamente a curiosidade de alguns amigos sobre essa ferramenta.

Ela é ideal para o maker ou mareneiro que executa trabalhos pequenos e de médio porte, artesanato e criação de jigs(gabaritos).

Então vamos lá.

Características:

Potência 2000 Watts e atinge até 4000 rpm sem carga.

Área útil da mesa de 47 X 50 cm.

Disco de corte com 254 mm.

Inclinação para cortes de o a 45 graus.

Pontos positivos

Sem dúvida em precisão ela é insuperável o sistema de pinhão e cremalheira(traduzindo é um sistema de engrenagem de movimento manual) encontrado abaixo permite uma regulagem fina da guia lateral e sem erros para cortes.

dw-745-sistema-de-pinhão-e-cremalheira

Outro ponto positivo é a segurança para o operador. Existe uma coifa sobre o disco de serra que funciona de tal modo que quando em uso, não deixa o disco de serra exposto em nenhum momento. Podendo ser regulado em até 3 alturas lhe dando com a coifa um corte mínimo de 20 milímetros.

A máquina também possui um sistema de pinça traseira que não permite o retorno na peça que está sendo cortada evitando que o operador seja atingido pelo rebote.

Em seus acessórios possui um empurrador que evita que o operador aproxime a mão sobre o disco de corte.

O disco de corte original é bem versátil para madeiras maciças porém deve ser substituído para materiais como mdf  sendo ele revestido ou não.

Confira o Post sobre como escolher discos de serra.

A DW 745 já vem com um disco que possui revestimento anti aderente que evita travamentos e facilita o corte.

 

Possui um Goniômetro para cortes em angulo.

Pontos negativos

Sem dúvida um dos pontos negativos da máquina é sua área de trabalho. A área da DW 745  é pequena (50 x 47 cm) o que acaba levando muitas pessoas a criarem bancadas como ás abaixo para aumentar a sua área de trabalho.

Outro artifício para o corte de chapas grandes é auxílio de cavaletes para apoiar a chapa após o corte e, o uso de chapas com pré corte facilitando o resultado final, porém sem a intenção de substituir uma serra esquadrejadeira.

Outro ponto negativo é o fato da área de corte ser pintada e acabar riscando facilmente com o uso contínuo o que para aqueles como eu que são ciumentos com suas ferramentas é um tormento.

bancada-2-para-dw745

bancada-dw745

bancada-para-dw745

 

dw745-review-imagem-frontal

Para que você possa dar uma olhada nas possibilidades da DW745 a youtuber Darbin Ovar, mostra o seu uso no vídeo abaixo criando uma mesa com um estilo bem legal.

Espero que tenha conseguido esclarecer algumas dúvidas.

 

Alessandro Teixeira Lima
Sigam-me os

Alessandro Teixeira Lima

Alucinado por novas tecnologias, cães e doce de amendoim.
Desenvolvedor Mobile Senior IOS, namoro a integração entre tecnologia, marcenaria, arduino e gosto de colocar tudo no liquidificador.
Sou devoto de Santa Efigênia a protetora dos Makers.
Alessandro Teixeira Lima
Sigam-me os

Últimos posts por Alessandro Teixeira Lima (exibir todos)

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>